Socorro Gomes: Contra a deportação da diplomata saráui Jadiyetu El Mohtar Sid Ahmed pelo Perú

Thursday, September 28, 2017

É com consternação e revolta que protestamos contra a deportação, nesta quarta-feira (27/09), da diplomata saráui Jadiyetu El Mohtar Sid Ahmed, que chegou ao aeroporto de Lima, capital peruana, em 9 de setembro e, desde então, continuava impedida de entrar no país. A diplomata estava em greve de fome para denunciar a decisão controversa e ainda não esclarecida satisfatoriamente pelas autoridades peruanas.

A República do Perú reconheceu a República Árabe Saráui Democrática (RASD) em 1984 e a diplomata saráui tentou entrar no país com seu passaporte diplomático e seu passaporte espanhol. Jadiyetu não teve resposta da denúncia que fez à Justiça peruana sobre a violação dos seus direitos, mas seguia no aeroporto, como protesto.

Seus advogados denunciaram a transferência do processo de uma corte a outra e, na quarta-feira, um comunicado da Chancelaria reiterava a negativa à entrada da diplomata, acusando-a de exercer funções diplomáticas sem ser acreditada para tanto, o que Jadiyetu e seus advogados refutam. As relações entre Perú e a RASD estão suspensas desde a década de 1990.

A decisão de negar permissão à sua entrada foi emitida pela Comissão de Relações Exteriores do Congresso, segundo a diplomata, influenciada pelo deputado fujimorista Rolando Reátegui, presidente da Liga Parlamentar de Amizade Perú-Marrocos.

Jadiyetu El Mohtar Sid Ahmed protestava pelo tratamento recebido no próprio aeroporto e denuncia o tratamento degradante que recebeu pelas autoridades que, de acordo com testemunhas do movimento peruano de solidariedade, a levaram forçosamente pelo aerporto para ser deportada. Por isso, apelamos às autoridades peruanas que expliquem e se retratem pela situação degradante a que submeteram a diplomata saráui, em grave afronta e desrespeito à pessoa e à RASD.

Movimentos de paz e solidariedade devem se somar ao repúdio a este episódio enquanto segue apoiando a luta do povo saráui pela libertação do Saara Ocidental, pelo fim da ocupação do território saráui sustentada pelo Marrocos há quatro décadas a despeito do compromisso internacional com a descolonização do território e a autodeterminação do povo saráui.

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz