Socorro Gomes: Solidariedade aos afetados pelo furacão Irma e saudação ao apoio oferecido por Cuba

Monday, September 11, 2017

Antigua, Barbuda, Saint Kitts, Nevis, Santa Lucia, Bahamas, Dominica e Haiti receberam neste sábado (9 de setembro) mais de 750 médicos e enfermeiros cubanos para a assistência às vítimas do furacão Irma, que já atinge a Flórida, Estados Unidos.

Expressamos nossa solidariedade às vítimas do furacão em todos os países afetados, entendendo que as inundações e a destruição causadas pelo fenômeno, afetando as vidas de milhares de pessoas, seus lares, escolas e outras infraestruturas, ou mesmo o temor que levou milhares a se deslocar, devem ser habilmente respondidos pelas autoridades dos respectivos países, quando possível, ou deve contar com o pronto apoio internacional.

Neste sentido, saudamos a pronta resposta da República de Cuba, que já enviou centenas de profissionais, como é de sua prática, para a assistência humanitária aos afetados pelo furacão. A solidariedade e a fraternidade da ilha revolucionária devem ser consideradas pela comunidade internacional como exemplares.

Há décadas no enfrentamento aos efeitos de crises humanitárias e epidemias como as verificadas na África -- com o vírus Ebola, em 2014 e 2015, quando 600 médicos e enfermeiros foram enviados à Serra Leoa -- até a recepção de jovens de todo o mundo para cursos em medicina e correlatos, Cuba está sempre a postos no apoio a outras nações em áreas tão essenciais como a saúde e a educação.

Assim construímos a solidariedade e amizade entre os povos e a paz.

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz