Rivera livre, luta independentista continua em Porto Rico!

Monday, January 23, 2017

A luta pela liberdade rende uma nova vitória com o indulto ao porto-riquenho Oscar López Rivera, que cumpriu 36 anos de prisão nos Estados Unidos por defender a independência do Porto Rico, ainda sob o controle estadunidense. O Conselho Mundial da Paz soma-se a todos os solidários à luta anti-colonial e pelo direito à da autodeterminação, assim como aos direitos políticos de ativistas como Rivera.

O independentista porto-riquenho foi preso em 1981 e era, até a concessão do indulto pelo presidente estadunidense cessante, Barack Obama, um dos prisioneiros políticos mais antigos do mundo.

Rivera participou de atos de desobediência civil e militância pacífica, em seguida integrando as Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), o que lhe rendeu a acusação de "conspiração para a sedição". Capturado pelo FBI, em 1981, Rivera foi condenado a 55 anos de prisão.

Ao longo dos anos, o Comitê de Descolonização da ONU aprovou resoluções reconhecendo o direito dos porto-riquenhos à autodeterminação, mas o governo estadunidense imiscuiu-se do seu papel colonial.

Movimentos da paz de todo o mundo saúdam a libertação de Rivera e mobilizam-se não apenas na comemoração desta importante vitória, mas também no apoio e na solidariedade ao povo porto-riquenho em sua luta pela independência!

Saudamos os valentes independistas porto-riquenhos e toda a luta anti-colonial, ainda em andamento em pleno século 21!

Viva Oscar López Rivera e a libertação de Porto Rico!

Socorro Gomes,
Presidenta do Conselho Mundial da Paz